domingo, 15 de abril de 2007

Um Natal dos Anos 25

Lá onde nasci o Natal não é branco! É antes verde; mas um verde muito variado e muito atraente!

Quando a seca acontece e, infelizmente, é um facto periódico, cíclico, mas sem datas certas, é que o verde matizado com algumas flores de côr rósea e branca, se torna menos verde, mas não menos agradável! E, em alternativa daquilo que falta ao campo e à floresta, em muitas casas surgem searas miniaturais em pequenos vasos – tijolos ou malgas de barro – com um viço próprio.

Naquele dia de férias, de felicidade e de esperança, o sol nasceu radioso e foi subindo num céu excepcionalmente límpido, puro, com uma profundidade azulínea que prendia!

Cerca do meio-dia, uma sombra leve emerge lá longe do poente e começa a multiplicar-se, a expandir-se, a engrossar com uma rapidez inaudita. Em poucos minutos o tecto celestial baixou e fez escurecer crescentemente o ambiente! De repente, raios de luz vivíssima cortaram a negritude das nuvens que evoluíam, enrolando-se, distendendo-se silenciosa, mas assustadoramente! A trovoada que, primeiro se ouvia ao longe, rebentava, agora, sobre as nossas cabeças como se fossem canhões de grosso calibre!

Aterrados, os miúdos, rodeamos a nossa Mãe, também muito apreensiva com aquela ameaça real. – Vão para cima da cama, disse minha Mãe, - e cobriu-nos até meio corpo com um cobertor de papa – e rezem!... Por esta altura, ninguém se podia fazer ouvir, tal o banzé que a chuva fazia a bater no zinco da casa que era de adobe! Ruído aumentado cada vez que sucedia uma rajada de vento! Eram autênticas pedradas e só se percebia que trovejava por, de vez em quando, estremecer a casa e o chão...

“Após a tempestade vem a bonança”

Este temporal durou cerca de meia hora! Ainda atordoados, corremos para o terreiro. Um som surdo e suave descia pela encosta do monte sobranceiro à casa e o característico som de água corrente pelos socalcos de terreno dava-nos a impressão de tudo estar a descontrair-se!

Mas o espectáculo mais impressionante desenhava-se por todo o lado e, mais saliente em volta da nossa velha e resistente casa do campo – O Tchaiombo. ([1]) Montes e montes de gelo envolviam as paredes exteriores, o que explicava as mossas e rombos que o zinco sofreu! Logo começamos a explorar o gáudio que oferecia à nossa irrequieta imaginação aquela dádiva da natureza! Brincamos com um elemento natural até aí desconhecido! Evidente é que já tínhamos conhecimento do que era o granizo. O que nunca tínhamos visto foi em tanta quantidade!

Para a criançada foi uma autêntica festa de Natal como nunca mais tivemos! Porém, o reverso da medalha: o resultado sobre a flora, a fauna e as culturas em geral foi simplesmente aterrador! Árvores de grande porte caídas e arrancadas pelas raízes; outras completamente desfolhadas ou queimadas pelas faíscas, algumas caídas muito perto da casa!... Galinhas que não tiveram tempo de entrar no galinheiro; pombas, rolas e coelhos adultos e muitos outros animais domésticos, morreram!

Felizmente, não houve casos mortais entre nós e a população indígena que vivia a pouca distância. Procuramos saber de todos e, a não ser o aspecto acinzentado com que nos aparecia um ou outro menos conformado com o acontecido, estavam todos de boa saúde.

Não ornávamos árvores, nem tínhamos iluminação eléctrica, nem brinquedos sofisticados como hoje existem! Apenas um modesto presépio com as figuras essenciais e presentes ao sabor das habilidades de cada um, artesanais. O resto dos enfeites eram vasinhos com trigo, milho, centeio e frutas do tempo.

Honorato Gonçalves Henriques de Freitas

Lisboa, 21/11/1990.


[1] Casa grande, no dialecto da Huíla.

Sem comentários: